terça-feira, 26 de outubro de 2010

Brasília, 21 de outubro de 2010:
Luiz Amorim (T-Bone), Lília Diniz (Maranhão), WC e Luiz Alberto Mendes (São Paulo)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Clique na imagem para ler matéria
do "Correio Braziliense" (caderno Diversão&Arte, p. 4)
de 21 de outubro

sábado, 23 de outubro de 2010

"Mulher sobre a terra" (videopoema, 2010)

Meu poema "Mulher sobre a terra", do livro "Microafetos" (2005, esgotado), ganhou uma versão sonorovisual elaborada no âmbito do projeto Vetor, que desenvolvo desde 2008, em parceria com o compositor e produtor musical Heitor Dantas. Recentemente, passamos a contar com a colaboração do designer e videomaker João Pucci, e este é nosso primeiro experimento agregando a linguagem do vídeo à pesquisa em poesia sonora que já vinha sendo feita.

"Mulher sobre a terra" (2010)
Texto: Wladimir Cazé
Argumento, roteiro e direção: Heitor Dantas
Sonorização: Heitor Dantas
Edição: Heitor Dantas & Bruna de Jesus
Finalização: João P. Pucci
Vozes: Bruna de Jesus, Vanda Teixeira & Maria Aparecida Moraes
Vea abajo "Mujer sobre la tierra",
el videopoema con subtítulos en español


Versión del poema para español por Antonio Barreto y Paula Ruth

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Macromundo" no Correio Braziliense

A edição de hoje do "Correio Braziliense" publicou uma matéria no caderno Diversão&Arte (p. 4) sobre o lançamento de "Macromundo" em Brasília (às 19h desta quinta-feira, no Açougue Cultural T-Bone, SCLN 312 Bloco B, Loja 27), com o título "O infinito e o cotidiano com gosto de cordel" (na versão digital, o título é outro). Curiosamente (pois a página é impressa em cores), a capa do livro saiu preta (e não no belo tom de verde escolhido por Márcio-André, editor e designer da Confraria do Vento):

A capa de "Macromundo" na versão preto-fosco-fanzine,
publicada no "
Correio Braziliense" de hoje

A verdadeira capa de "Macromundo", com ilustração
de Iansã Negrão e design de Márcio-André

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Portal de Poesía Iberoamericana é uma seção do latifúndio virtual do poeta Antonio Miranda voltada a aproximar o público brasileiro da poesia praticada atualmente nos países iberoamericanos. Com um vasto conteúdo, a página é uma fonte de informação e uma referência importante. Esta semana, tive o privilégio de ganhar um perfil lá - na subseção Poesia dos Brasis (link Pernambuco) e também em Poetas de A a Z -, com os poemas “O sol, como investe”, “Dois urubus” “Gaivotas 3”, “Molusco” e “Alimária” (todos do livro “Macromundo”).
A foto acima foi tirada durante a Pré-Bienal Internacional de Poesia, que ocorreu nas noites de 14 e 15 de outubro de 2010, na Biblioteca Nacional de Brasília. A programação, de alta qualidade, teve performance poeticomusical de Sids Oliveira, leituras dos poetas brasilienses Jarbas Junior, Luis Turiba e Nicolas Behr e dos convidados Roberto Bianchi (Uruguai), Milagros Terán (Nicarágua), Maria Casiraghi (Argentina) e Ana Guillot (Argentina), além de um pocket show de Zeca Baleiro (que mostrou três de suas canções com poemas de Hilda Hilst e uma com o poema de Murilo Mendes “Relatividade da mulher amada”).

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“Macromundo” em Brasília

Vou participar de uma noite literária no projeto Quintas Culturais do famoso Açougue Cultural T-Bone, nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, às 19h, em Brasília (DF). A ideia é que eu fale um pouco sobre “Macromundo” e leia alguns poemas. A noite também terá o escritor paulistano Luiz Alberto Mendes (“Memórias de um sobrevivente”), o cantor e compositor Máximo Mansur e a poeta Lília Diniz, ambos de Brasília.

Data: 21/10/10
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone (SCLN 312 Bl. B Lj. 27, Brasília/DF)
Tel: (61) 3274-1665
Entrada franca

Clique na imagem abaixo para ver o convite do evento



terça-feira, 12 de outubro de 2010

4 poemas em cena


"Barata", "Valsa" e "Gaivotas 2" do livro "Macromundo" (Confraria do Vento, 2010); "Gaivota" do livro "Microafetos" (Edições K, 2005)

Com Werlesson Grassi e Jamille Ghil

Filmado no campus da UFES, em Vitória/ES, em 20 de maio de 2010

Duração: 2'28''

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A 5ª edição da FLAP (evento literário alternativo que desde 2005 acontece todos os anos em São Paulo) começa nesta quinta, 7/10, e vai até segunda-feira, 11, desta vez com programação quase exclusivamente virtual.

No sábado, 9/10, às 19h, participarei do debate (via chat) "Contaminações - Literatura em tempos de imagem", juntamente com
Flávia Rocha, Martín Barea Mattos & Marcia Tíburi (((mediação de Maiara Gouveia). A proposta é conversar sobre as conexões entre as linguagens não-literárias e a produção textual contemporânea, em incursões pela arte pop, pela canção, pelo cinema e por outras formas expressivas.

Para seguir o debate e participar, acesse a
Sala de Debates no horário marcado.

A programação completa da FLAP 2010 pode ser conferida e acompanhada integralmente pelo blog do evento.

Estejam convidados a contribuir para as discussões.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entrevista na revista "Graciano" n° 4

"Graciano" é uma publicação mensal do grupo de discussão e produção literária Cronópio, projeto de extensão do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vinculado à RELer&Fazer (Rede de Experiências em Leitura). A proposta da revista é "lançar um olhar jovem sobre a produção literária contemporânea no Espírito Santo, através de resenhas, entrevistas, debates, publicações de textos literários" e "promover uma reflexão sobre como nossa literatura traduz as múltiplas experiências de quem vive no Espírito Santo hoje". A edição n° 4, de setembro de 2010, traz uma entrevista que o jovem Lucas Schuina fez comigo no começo de setembro, na qual falo sobre poesia, trabalho +/vs. literatura, cena cultural capixaba, projetos em andamento (ainda que esse andamento seja Larghissimo, no sentido musical do termo...) e outros assuntos. Confira no link abaixo a íntegra da entrevista (páginas 18-25), com direito a dois poemas de “Macromundo” (“Quintal”, p. 26, e “Porvir”, p. 27).


Mais links para a "Graciano":
blog
Issuu (edições anteriores)
twitter