quarta-feira, 29 de junho de 2016

leitura de "Microafetos" por Ronald Augusto


"o exoesqueleto da métrica infusa no inseto áporo do verso
jamais livre jamais abandonado ao capricho da mera
rixa com o caro virtuosismo pós-cabralino"


[trecho do poeta e crítico Ronald Augusto em suas anotações de leitura de MICROAFETOS, cuja íntegra pode ser lida em se clicando aaqquuii.]

segunda-feira, 27 de junho de 2016

entrevista

Karine "Thompson" Alves é uma ávida leitora de 18 anos que mora em Piúma (ES). Em seu Blog da Kah ela vem entrevistando alguns escritores com cujos livros teve contato. Aqui estão as respostas que enviei.

domingo, 5 de junho de 2016

POESIA CONTRA O GOLPE


pra baixar grátis [em PDF]: https://drive.google.com/file/d/0B7PowsNW2tItaXNoUG5TYldlU0U/view?pref=2&pli=1

antologia "OSSO DE ESCREVER: literatura em tempo de barbárie", com textos de Caê Guimarães, Aline Dias, Lucas Dos Passos, Sarah Vervloet, Barbara Depiantti, Janio Silva, Marília Carreiro, Orlando Lopes, Rodrigo Caldeira, Saskia Sa, Wagner Silva Gomes e Wladimir Cazé.
Essa é uma ação do movimento Cultura sem temer – ES. Artistas e produtores culturais, poetas e escritores, contra o autointitulado "governo interino” e o estado de exceção presidido por Michel Temer.

‪#‎foraTemer‬ ‪#‎ocupaMinC‬
‪#‎culturasemtemer‬ #foratemer #ocupaminc ‪#‎casinhadaresistencia‬

Link pra baixar "OSSO DE ESCREVER": https://drive.google.com/file/d/0B7PowsNW2tItaXNoUG5TYldlU0U/view?pref=2&pli=1

quinta-feira, 2 de junho de 2016


E publico mais um artigo acadêmico, novamente em parceria com minha orientadora no mestrado Maria Mirtis Caser, desta vez na “CONTEXTO”, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A edição nº 29, referente a 2016-1 (http://www.periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/639), traz um dossiê sobre “Dom Quixote”, a obra-prima de Cervantes, com artigos de pesquisadores brasileiros e especialistas estrangeiros – Howard Mancing (EUA) e Lola Esteva de Llobet (Espanha). Nosso texto se intitula “‘Del donoso y grande escrutinio’: crítica literária e Inquisição em um capítulo do Quijote (I, 6)” e analisa o diálogo entre o cura e o barbeiro da aldeia a respeito das 23 obras literárias (livros de cavalaria, epopeias e cancioneiros e novelas pastoris) citadas na cena da “perícia” feita por eles na biblioteca de Alonso Quijano, e cuja leitura o levara a perder o juízo e tornar-se o Cavaleiro da Triste Figura.

Palavras-chave: Literatura maneirista. Cervantes. Quixote. Crítica literária. Inquisição espanhola.

Link para a “CONTEXTO” nº 29: http://www.periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/639

Link direto pra nosso artigo: http://www.periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13319